Nossa história...



A história deste nosso espaço teve início quando a Profa. Daniella Lopes e a aluna Bárbara Silva, responsáveis pela monitoria de lingüística no campus São Gabriel da PUC Minas., decidiram-se pela criação de um "blog da monitoria". A princípio, o objetivo era tanto divulgar o trabalho realizado na monitoria como abordar os diversos assuntos concernentes aos estudos lingüísticos, o que o informativo on-line Beijo de linguagem já vinha fazendo muito bem; porém com seus limites no que concerne à número de páginas (variiava entre 4 ou 5) e período de publicação (mensal). Algo que se priorizou na ocasião da criação do blog, assim sendo até os dias de hoje, é a participação dos alunos na construção do blog, tanto que o mesmo teve o título provisório de “tira dúvidas ou Tira dúvidas?”. Objetivava-se, nesse âmbito, a constante postagem de dúvidas dos alunos do Curso de Letras, promovendo-se, dessa forma, debates e discussões de cunho lingüístico/acadêmico através do blog.

A questão do novo acordo ortográfico – assunto tão em voga nesse período, tão recente era a sua implantação – ocasionou o batismo deste blog como “Idéias & Ideias”, sendo o espaço premiado com o texto de estréia “Os segredos do adjetivo”, assinado por Maria Helena Moura Neves. Aconteceu que, fazendo jus ao título do blog, idéias (e ideias) acabaram por surgir de fato, prometendo o crescimento deste nosso espaço.

Passadas algumas semanas da criação do blog e da consolidação do mesmo como um espaço dedicado aos estudos em lingüística, responsáveis pelas outras áreas do curso (Língua Espanhola e Literatura) manifestaram-se interessados na criação de um espaço voltado para o seu campo de estudos. Tal questão passa a ser, portanto, objeto de discussão entre os responsáveis pelas áreas, a saber: Profa. Daniella Lopes e a aluna Bárbara Silva (Lingüística), Profa. Priscila Campello e a aluna Raphaelle Silva (literatura) e a Profa. Karla Cipreste e a aluna Mariana Mendes (Língua Espanhola).

Visto que a criação e manutenção de três blogs poderia ocasionar desinteresse dos alunos, que haveriam de considerar árdua a alternância entre três blogs, decidiu-se pela unificação das três áreas em um só espaço. O “Idéias & Ideias” carecia agora de adaptações, o que logo ocasionou a idéia da Bárbara de intitulá-lo de “Las Letras”, fazendo-se desta forma uma excelente referência às três áreas abrangidas pelo curso. E assim temos o nosso Las Letras de hoje, que cita de Saussure a Chomsky, que aborda a literatura universal nas suas diversas fases, que se acerca las curiosidades con respecto al idioma español.

Como você pode ver, o Las Letras tem história, e nós esperamos, sinceramente, que esta história perdure por muitos anos a vir, de modo a levar aos alunos, ex-alunos e internautas em geral o conhecimento acerca das novidades do fascinante mundo das letras!



Alex Gabriel

Editor




0 comentários:

 
©2009 Las Letras | by TNB