Ateliê: A Arte de Contar Histórias





O Convivendo com Arte teve início em janeiro de 1994, em Belo Horizonte - MG, com o objetivo de formar contadores de histórias e oferecer ao público a oportunidade de ouvir contos de tradição oral.

Desde então, por todo o país contadores de histórias vem sendo capacitados, através de ateliês voltados para os interesses de diferentes públicos: além dos pais e avós, também os profissionais da educação; saúde; recursos humanos das empresas, e pessoas interessadas no próprio desenvolvimento na arte da palavra oral.

O projeto já realizou mais de 90 noites de contos no Palácio das Artes, no Teatro da Maçonaria, no Teatro da Cidade e no Teatro Alterosa em Belo Horizonte – MG, além de apresentações e realização de oficinas nos Festivais de Inverno da UFMG, instituições, seminários, eventos culturais e encontros de diversas naturezas.

Vem desenvolvendo ainda uma pesquisa importante sobre o tema, que já gerou uma série de publicações incluindo artigos e contos de tradição oral de diversas culturas.

O Convivendo com Arte, juntamente com o Morandubetá do Rio de Janeiro, foi tema da Dissertação de Mestrado da Professora Hercilia Maria Fayão Beneti, pela FAE-MG em julho de 2000, com o título “Grupo de Contadores de Histórias: Possibilidades Educativas de Incentivo à Leitura”.

Os contos de tradição oral são, para o homem moderno, uma fonte de sabedoria e sentido para a vida.

Visite o site: http://www.convivendo.com.br/index.htm .



0 comentários:

 
©2009 Las Letras | by TNB