El Cid



“El Cid”, ou “Senhor Batalhador”, é o apelido de Rodrigo Diaz de Bivar, um nobre castelhano que viveu no século XI e se tornou um dosmaiores heróis da história da Espanha.


Ao longo dos dois séculos que se seguiram à sua morte, os cantadores exaltaram as façanhas de Rodrigo por cortes e castelos, por praças e feiras informando aos nobres e à gente simples sobre a heróica vida do cavaleiro a quem cristãos e mouros chamavam de Cid Campeador ou Senhor Batalhador


As “Canções do Cid” cantadas ao longo do tempo se perderam,mas um desconhecido fez com que essa história chegasse até nós escrevendo seus 3730 versos que compõe o “Poema do Cid”.


A construção do Residencial "El Cid" e a curiosidade de seus operários pela história do nobre cavaleiro é o mote do espetáculo inspirado napeça "Cid" do célebre dramaturgo francês Pierre Corneille (1606-1684), onde o jovem Rodrigo vive o dilema de vingar seu velho pai de uma grande ofensa de seu futuro sogro e perder para sempre sua amada e nobre Ximena.


Nesta divertida versão, a Cia Forte abusa do bom humor na construção de um espetáculo que diverte toda a família.


O espetáculo tem direção e roteiro de Carlos Delgado, concepção plasticade Márcio Gato, adereços em metal de Vanderley Moreno, adereços de Freddy Mozart e o seguinte elenco: Lucas Ferreira, Gláucia Enes, Daniel Furtado e Adão Magela.


A montagem para teatro de rua foi contemplada com o Prêmio Myrian Muniz/2007 da Funarte que objetiva apoiar financeiramente a produção de grupos independentes de teatro, e a consolidação de companhias já existentes.


A Cia Forte de Teatro, fundada em 1995, mantêm em repertórios espetáculos: O Alienista e Travessuras na Travessia. É co-realizadora do“K-iau em Cena – Festival Nacional de Teatro de Araçuaí/MG”, cuja quarta edição acontece em novembro de 2009.


Data: 08/08/2009 à 30/08/2009

Horário: Sábados e domingos às 19hrs

Local: Pátio do Centro Cultural da UFMG

Endereço: Av. Santos Dumont, 174 – Centro

Preço: Entrada Franca





Disponível em: http://www.agendabh.com.br/eventos_detalhes.php?CodEve=2550 .



0 comentários:

 
©2009 Las Letras | by TNB