Casa Fiat de Cultura apresenta a exposição "Rodin: do Ateliê ao Museu - Fotografias e Esculturas"


17.08.09 :: Giuliano Mendes | Sortimentos.com




O acervo fotográfico e obras de um dos principais escultores franceses, Auguste Rodin, ficará em exposição na Casa Fiat de Cultura (Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, Belvedere) até 13 de outubro, de terça à sexta, das 14h às 21h.


A mostra "Rodin: do Ateliê ao Museu - Fotografias e Esculturas" traz registros fotográficos do artista em seu ateliê. Rodin fazia questão das imagens e contratava fotógrafos amadores para montar o acervo, que está exposto há somente dois anos no Museu Rodin, em Paris.


A curadoria da mostra é de Dominique Viéville, diretor do Museu Rodin, e Hélène Pinet, chefe de Fotografia do Museu Rodin. A exposição reúne 194 fotografias originais que retratam o processo criativo do artista de 1880 a 1917, e compreende também 22 esculturas de bronze e mármore.


As primeiras esculturas de Rodin foram feitas na cozinha de sua mãe, com a massa que ela usava para fazer pão. Aos 14 anos, aquele que seria um dos escultores mais geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia e em pouco tempo foi aceito na Escola de Artes Decorativas. Rodin conquistou fama em vida. Suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano.


Entre os destaques na exposição, a monumental escultura "Les Trois Ombres", instalada no jardim do Museu Rodin, de onde foi retirada pela primeira vez. Também estarão expostas a versão de "Eternal Printemps", bronze de 1886, e "Les Bénédictions", peça de mármore feita entre 1896 e 1911, nunca antes exposta fora do museu.


Após a realização das exposições no Brasil, o acervo com os originais será mantido em reserva técnica durante cinco anos para conservação.


Mais informações: (31) 3289-8900



Disponível em: http://www.sortimentos.com/mg/belo_horizonte_exposicao_rodin_casa_fiat.htm .



0 comentários:

 
©2009 Las Letras | by TNB