Inhotim


Em 27 de junho de 2009 o extinto Diretório Acadêmico Adélia Prado promoveu um passeio cultural ao Centro de Arte Contemporânea Inhotim. Tratou-se de uma visita livre, sem a orientação de guias, o que em nada empobreceu a visita dos alunos do Curso de Letras, uma vez que estavam à disposição monitores e placas explicativas.


Os alunos do curso, por volta das 17h30, abandonaram o local com a comum sensação de que Inhotim respira poesia, seja pela paz que se sente ali, seja pelas suas belas paisagens ou pelas impressionantes obras de arte de autoria brasileira e estrangeira. Leia sobre Inhotim no site www.inhotim.org.br, agende uma visita e confira algumas fotos da visita feita pelos alunos do Curso de Letras da PUC Minas.


Inhotim, sem dúvida, alimenta a poesia que existe no cerne de cada um de nós.



Viagem a Inhotim




Inhotim


O Instituto Inhotim é um complexo museológico original, constituído por uma seqüência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico.


Criado em 2005, Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).


Localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros da capital mineira, possui um importante acervo de arte contemporânea e uma extensa coleção botânica. Em Inhotim, o meio ambiente convive em interação com a arte, e são o ponto de partida para o desenvolvimento de ações de caráter socioeducativo nas mais diversas áreas.


O representativo acervo de arte contemporânea de Inhotim vem sendo formado desde meados da década de 1980, e tem como foco obras criadas a partir dos anos 1960. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais.


O Parque Tropical possui áreas que seguiram conceitos sugeridos pelo paisagista Roberto Burle Marx. A enorme variedade de plantas faz de Inhotim um local onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica.


Tudo isso fornece de base para o desenvolvimento de pesquisa, inovação científica e educação.




Disponível em: http://www.inhotim.org.br/p/v/199 .



0 comentários:

 
©2009 Las Letras | by TNB